Multicanalidade e Omnichannel
Vivemos em uma era onde o cliente está no centro das estratégias de negócio. Para acompanhar esse consumidor, as empresas precisam oferecer experiências conectadas, ágeis e personalizadas.
Embora frequentemente confundidos, esses dois termos têm diferenças importantes — mas também compartilham semelhanças valiosas e aplicados juntos podem ser a melhor estratérgia para o relacionamento com seus clientes.
O que é multicanalidade?
Multicanalidade é a estratégia de oferecer múltiplos canais de comunicação ou venda para o cliente. Isso pode incluir:
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Loja física
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Site (e-commerce)
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WhatsApp
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Chat online
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Telegram
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Instagram
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Facebook
- X (Twitter)
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SMS
O que é omnichannel?
Omnichannel (ou "omnicanal", em português) é uma evolução da multicanalidade. Ele não apenas oferece vários canais de contato, mas integra todos eles de maneira fluida, criando uma experiência única e contínua para o cliente, independentemente do canal utilizado.
Ou seja, o cliente pode:
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Começar um atendimento no Site via Chat
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Continuar pelo WhatsApp
- Finalizar a compra com e-mails
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Retirar na loja física
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E todo o histórico dessa jornada, estará disponível em todos os pontos de contato.
O omnichannel exige um alto nível de integração de sistemas, dados e processos — mas o resultado é uma experiência de atendimento unificada e personalizada, que aumenta a satisfação e a fidelidade do consumidor.
Diferenças entre atendimentos

Vários Canais
Característica = Multicanal |
Canais disponíveis = Vários canais |
Integração = Não integra |
Experiência do cliente = Fragmentada |
Visão do cliente pela empresa = Parcial, por canal |
Exemplo = Loja física+ecommerce sepadados |

Multichat BearBee
Característica = Omnichannel |
Canais disponíveis = Vários canais |
Integração = Totalmente integrada |
Experiência do cliente = Contínua e fluída |
Visão do cliente pela empresa = Centralizada e completa |
Exemplo = Loja física + ecommerce + WhatsApp integrados |
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